Autores 2024 – BioHazMag N.º3

Subschefe de 1ª Classe José Miguel Ferreira

Sapadores Bombeiros de Lisboa
Artigo: "Ambiente e Controlo em Acidentes com Substâncias Perigosas no Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa"

O subchefe de 1ª classe José Miguel Ferreira ingressou na carreira de bombeiro sapador em 1997.

Frequentou os cursos de ambiente e controlo de acidentes com matérias perigosas na Escola do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, em 1998, Weapons Mass Destruction Countermeasures, Embaixada dos Estados Unidos da América (Lisboa), em 2006, Defesa Nuclear, Biológico, Químico e Radiológico (NBQR) no Exército Português, em 2007, Combate a incêndios com hidrocarbonetos no Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), em 2007, Weapons Mass Destruction na Ambipar Response (Brasil) em 2017, Operações e Comando de incidentes NFPA 472 na Ambipar Response (Brasil) em 2019 e Controlo de incêndios em tanques de armazenamento de hidrocarbonetos na SACS ACADEMY (Colômbia) em 2022.

Ao longo da sua carreira desempenhou as funções de Subchefe Dia na 6ª Companhia do RSBL. No âmbito da formação e ensino foi instrutor e comandante de pelotão de vários cursos na Escola do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa. É co-autor dos manuais de sapador bombeiro “Controlo de flashover”, “Espumas para combate a incêndios”, “Combate a incêndios em veículos” e “Operações de combate a incêndios estruturais”. Especializou-se na área da Defesa NBQR, tendo sido empenhado em várias ações de treino (nomeadamente agentes químicos reais), formação, investigação e desenvolvimento.

Dra. Carla Ferreira

Assessora Técnica da Direção da APAV
Artigo: "Desafios Específicos do Luto de Familiares em Situações de Homicídio: Reflexões a partir do Trabalho Quotidiano da APAV"

Licenciada em Criminologia pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto, Carla Ferreira colabora com a APAV desde 2010. É Assessora Técnica da Direção da APAV nas matérias de violência sexual contra crianças e jovens e homicídio e terrorismo; Gestora Técnica da Rede CARE, de apoio a crianças e jovens vítimas de violência sexual; e Gestora Técnica da RAFAVHT – Rede de Apoio a Familiares e Amigos de Vítimas de Homicídio e de Terrorismo. É coordenadora e responsável pela Qualidade dos serviços da APAV e integra a Unidade de Apoio à Vitimação em Massa da APAV. É membro do EUCVT – Centro da União Europeia para as Vítimas de Terrorismo e especialista no “Child Safeguarding in Sport”, projeto conjunto do Conselho da Europa e da União Europeia.

Capitão Tiago Soeiro

Grupo de Intervenção Cinotécnico da Unidade de Intervenção da GNR
Artigo: "Uso Ilegal de Venenos pela População para o Controlo de Espécies em Portugal"

Nascido a 13 de janeiro de 1988 na vila de Nazaré, é graduado em Mestre na área das Ciências Militares na especialidade de Segurança pela Academia Militar. Frequentou ainda o curso específico de cavalaria para oficiais em 2013 na Unidade de Segurança e Honras de Estado da GNR.

Iniciou a sua carreira em 2013 como adjunto do Comandante do Destacamento Territorial de Ponta Delgada, assumiu o papel de formador no Curso de Formação de Sargentos no pólo de formação da Escola da Guarda na Figueira da Foz e sempre focado no desenvolvimento próprio e nas vantagens do trabalho com animais formou-se em 2015 na especialidade cinotécnica da GNR.

Colocado no Grupo de Intervenção Cinotécnico da Unidade de Intervenção da GNR desde 2015, assumiu as funções de adjunto do Comandante da Companhia de Deteção Cinotécnica, em 2018 comandou de Companhia de Intervenção Cinotécnica e desde 2019 que é o Comandante da Companhia de Deteção Cinotécnica.

Durante o seu percurso no Grupo de Intervenção Cinotécnico teve ainda a oportunidade de frequentar dois cursos internacionais ministrados pela agência europeia Frontex.

Inspetor Vitor Teixeira

Responsável pelo Serviço de Armamento e Tiro da Diretoria do Norte da Polícia Judiciária
Artigo: "Intoxicação por Metais Pesados em Carreiras de Tiro Fechadas"

Desde os seus 15 anos de idade que o autor é praticante de várias modalidades de tiro desportivo com diversos tipos de armas.

Em 1986 ingressou no Exército onde permaneceu como Oficial Miliciano/RC durante praticamente dez anos. Durante essa fase, foi Oficial de Tiro, praticante e treinador de tiro desportivo militar e diretor de uma Carreira de Tiro (CT). Em 1996, ingressou nos quadros da Polícia Judiciária (PJ). A partir de 1998 começou a acumular a investigação criminal com a instrução de armamento e tiro na PJ. Em 2001 foi nomeado responsável pelo Serviço de Armamento e Tiro (SAT) da Diretoria do Norte da PJ, onde continua até hoje.

Dr. Adolph Eid

Mestre em proteção contra eventos CBRNea
Artigo: "Biological Warfare Agents Overview"

Curso de Mestrado de Primeiro Nível em protecção contra eventos CBRNe na Universidade de Roma-Tor Vergata, Itália.

Profissional de Segurança Nuclear Certificado pelo Instituto Mundial de Segurança Nuclear, Viena, Áustria.

Especializado em Gestão de Incidentes de Segurança Nuclear e Gestão de Segurança de Fontes Radioactivas.

Sr. Ricardo Correia

Comandante dos Bombeiros Voluntários da Azambuja
Artigo: "Desafios e Perspetivas: Matérias Perigosas e a Ferrovia em Portugal - A Génese"

Ricardo Correia é Comandante dos Bombeiros Voluntários de Azambuja com mais de 20 anos de experiência no setor. Ricardo é ainda formador da Escola Nacional de Bombeiros nas áreas de Incêndios Estruturais e Incêndios Urbanos, sendo ainda formador de empresas na área de combate a incêndios, evacuação e primeiros socorros.

Faz parte da direção do Observatório dos Bombeiros de Portugal e ainda de várias associações representativas do setor há vários anos. Do ponto de vista académico é discente de Direito e possui duas especializações em Emergência e Proteção Civil.

Dr. Miguel Moita

Militar da Força Aérea Portuguesa
Artigos: "Desafios e Perspetivas: Matérias Perigosas e a Ferrovia em Portugal - A Génese"

Ingressou na Força Aérea Portuguesa (FAP) em 2002 como Operador de Sistemas de Assistência e Socorro (OPSAS) e ocupa, de momento, o posto de Primeiro-Sargento, encontrando-se a chefiar o Subsector de Assistência e Socorro do Campo de Tiro (Samora Correia) é ainda o formador de Matérias Perigosas para a Assistência e Socorro na FAP.

Com formação de base na área da proteção de pessoas e bens, tem vindo a especializar-se na vertente das matérias perigosas e NRBQ, onde já frequentou diversos cursos, dos quais se destacam o de “Instrutor de Proteção Individual NRBQ” (FAP), “segurança em atmosferas explosivas” (APSEI) e o de “emergências radiológicas” (ANEPC).

Administra a plataforma dedicada às Matérias Perigosas “intervir.pt” que visa promover a implementação de boas práticas nessa área, para técnicos e para o cidadão comum. Neste projeto desenvolveu o webcast #HAZMATTALKS e o vlog #EstanteHAZMAT, assessorou a Cruz Vermelha Portuguesa para a criação da primeira Unidade de Ação Rápida à Emergência para Matérias Perigosas / NRBQ (UARE MP/NRBQ) e tem vindo a cooperar com diversas instituições na consciencialização sobre as matérias perigosas.

1º Sargento de Infantaria Luís Rego

Coordenador do Núcleo de Matérias Perigosas da UEPS
Artigo: "Deteção e Amostragem Químicas, Biológicas, Radiológicas e Nucleares (CBRNDETSAMP), no âmbito do MPCUE"

Foi Comandante de Secção de Intervenção em Matérias Perigosas (GIPS/UEPS) de 2011 a 2019. Em 2019 assumiu o cargo de Adjunto do Coordenador do Núcleo de Matérias Perigosas da UEPS. Atualmente é Chefe do Núcleo de Matérias Perigosas da UEPS.

É também formador dos cursos:

  • Curso de Matérias Perigosas Nível 1 da GNR;
  • Curso de Emergências Radiológicas da ANPC;
  • Seminário de Matérias Perigosas do Instituto Nacional de Saúde.

Apresenta uma extensa formação profissional em diversas áreas, destacamos algumas:

  • Curso de descontaminação NRBQ da Força Aérea Portuguesa;
  • Curso de Protecção Individual NRBQ da Força Aérea Portuguesa;
  • Curso de Instrutor NRBQ da Força Aérea Portuguesa;
  • Curso de Sapador NRBQ do Exército Português;
  • Curso Profissional para utilização e manutenção de equipamentos NRBQ;
  • Formação Profissional no âmbito da Directiva ATEX;
  • Formação Profissional de Conselheiro de Segurança para o transporte de mercadorias perigosas;
  • Curso de triagem, monitorização e tratamento de vítimas de ataques terroristas envolvendo radiações ionizantes, pela Comissão da União Europeia – Bélgica.

Dra. Liliana Coutinho

Licenciada em Ergonomia
Artigo: "O Papel da Informação aos Trabalhadores na Gestão do Risco Químico"

Licenciada em Ergonomia pela Faculdade de Motricidade Humana, da Universidade de Lisboa (2009) e em Radioterapia, pela Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Lisboa (2014).

Formadora certificada pelo IEFP (2015) e Técnica Superior de Segurança no Trabalho (Nível VI) com Pós-Graduação em Sistemas Integrados de Gestão (Qualidade, Ambiente, Segurança e Responsabilidade Social) (2018). Membro da Comissão Técnica 42 – Segurança e Saúde no Trabalho, nomeadamente da Subcomissão Técnica SC3 – Ergonomia.

Com enfoque profissional na área da prestação de serviços e consultoria na área de segurança do trabalho, desde 2015.

Especialização, ao longo do percurso profissional, em áreas específicas da segurança, como os riscos psicossociais, químicos e biológicos. Tendo realizado diversas formações e trabalhos nestas áreas.

Atualmente formadora e consultora na EnviEstudos, empresa de prestação de serviços e consultoria nas áreas da qualidade, ambiente e segurança, integrando nesta organização a equipa de segurança.

Dra. Marta Oliveira

Doutorada em Química Sustentável
Artigo: "Riscos Associados à Atividade do Bombeiro"

Marta Oliveira é doutorada em química sustentável e investigadora integrada na Rede de Química e Tecnologia – Laboratório Associado para a Química Verde desde 2016. Na última década o seu trabalho tem-se focado na exposição ocupacional do bombeiro, em particular às emissões de gases e partículas libertados durante os incêndios e riscos associados para a saúde destes operacionais.

É autora de vários artigos científicos em revistas de circulação internacional com revisão por pares e indexadas e capítulos de livro. Em 2021 integrou o grupo de trabalho da Agência Internacional de Investigação para o Cancro que reavaliou a classificação da atividade ocupacional como bombeiro.

É a investigadora responsável de 2 projetos de investigação sobre esta temática em colaboração com diferentes forças de bombeiros em articulação com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil. Exerce ainda atividade como professora auxiliar convidada na Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto.

APEMETA

Associação Portuguesa de Empresas de Tecnologias Ambientais
Artigo: "XIII Encontro Nacional de Gestão de Resíduos - Rumo a 2023: Desafios Regionais da gestão de Resíduos"

É uma associação empresarial do sector das tecnologias ambientais, privada e sem fins lucrativos, e foi constituída em 1991, com o objetivo de apoiar a atividade empresarial do sector, divulgar e reforçar as suas competências.

A APEMETA aposta na contínua capacitação do setor através da formação, seminários e projetos nacionais de apoio a ações coletivas de qualificação, empreendedorismo e internacionalização tendo também colaborado em vários projetos internacionais.

Dr. Mauro Paulino

Psicólogo Clínico e Forense
Artigo: "Rituais Fúnebres - Desafios Associados a Mortes Traumáticas"

Coordenador da Mind | Psicologia Clínica e Forense.

Psicólogo Forense Consultor do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses.

Doutorando em Psicologia Forense na Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação na Universidade de Coimbra.

Mestre em Medicina Legal e Ciências Forenses pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa com investigação na área da violência conjugal.

Pós-graduado em Consulta Psicológica, Psicoterapia e Neuropsicologia.

Especialidade Avançada em Psicologia da Justiça pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Membro do Conselho Nacional de Psicólogos, órgão consultivo que tem como principal atribuição o aconselhamento e a emissão de pareceres sobre questões colocadas pela Direção da OPP.

Autor e Coordenador de diversos livros e trabalhos científicos.

Dra. Sofia Gabriel

Psicóloga Clínica
Artigo: "Rituais Fúnebres - Desafios Associados a Mortes Traumáticas"

Mestrado Integrado em Psicoterapia Cognitiva-Comportamental pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa.

Frequenta Curso Pós-Graduado de Intervenção no Luto pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

Formação em Intervenção Cognitiva-Narrativa no Luto e no Trauma (Nível 1) e Traumatic Incident Reduction (TIR).

Técnica de Apoio à Vítima (TAV). 

Sra. Vanessa Tagliari

Personal Organizer em Portugal
Artigo: "Riscos e Cuidados na Intervenção em Situações de Acumulação Compulsiva"

Organizadora profissional desde 2016, com certificação profissional comprovada e onde atualmente se encontra a especializar na resolução de problemas de desorganização crónica e acumulação excessiva.
A Vanessa, ajuda as pessoas a encontrarem a organização dentro de si através da organização dos espaços físicos. Saibam mais sobre o trabalho da Vanessa Tagliari em: Vanessa Tagliari – Organizadora Profissional

Sra. Ana Araújo

Personal Organizer em Espanha
Artigo: "Riscos e Cuidados na Intervenção em Situações de Acumulação Compulsiva"

Estudou Filosofia e trabalhou muitos anos em Departamentos Administrativos e Contabilidade, por isso a sua facilidade em organizar a arquivar documentos.

Decidiu ser empreendedora na área de Personal Organizer, estudando e especializando-se para ajudar as pessoas que necessitam de mudar os seus hábitos e ganhar mais espaço para que possam ter uma vida plena. Ana Araújo – Organizadora profissional em Alcalá de Henares, Madrid – Espanha (www.anaaraujoorganizer.com).