Riscos para a Saúde Pública e Profissional Decorrentes da Exposição à Contaminação por Águas de Esgotos

Por Dr. Pedro Badoni.
CEO da Empresa DEATHCLEAN.

“Estudos comprovam que a exposição a ambientes contaminados por águas de esgotos, provenientes de inundações, coloca em risco a saúde humana, levando à contração de doenças infeciosas e outros efeitos adversos e graves para a saúde.

Há também um risco significativo para a saúde devido à incorreta limpeza, desinfeção e intervenção de remediação especializada dessas situações.

Os trabalhadores que efetuam a intervenção em locais afetados pelas águas contaminadas de esgotos estão também em risco de contrair doenças respiratórias crónicas, uma série de bactérias agudas e crónicas, doenças fúngicas, virais e parasitárias entre outros efeitos sistémicos para a sua saúde, sendo a sua atividade classificada como de risco elevado (Decreto-Lei nº 109/2000 de 30 de junho). A mesma não pode ser realizada por empresas de limpezas domésticas/convencionais ou empresas/indivíduos que não estejam devidamente acreditados, legalizados e com formação certificada adequada, conforme disposto no Decreto-Lei nº 84/97, de 16 de abril,  Decreto-Lei nº 441/91 de 14 de novembro e na Lei nº 102/2009, de 10 de setembro.

O risco para a saúde pública decorrente da exposição às águas de esgotos foi demonstrado numa epidemia de Hepatite A (VHA), que ocorreu entre 1988 e 1989 em Ocoee, Flórida (EUA), que resultou em 39 casos e uma morte fetal (Vonstille, W.T. (1993)). Nos 18 casos analisados, cada um tinha um histórico de contacto com águas pluviais, contaminadas por águas de esgotos.”

Para ler o artigo completo, subscreva a nossa Magazine – BioHazMag

Artigo Anterior

Síndrome de Noé: Como Atuar?

Artigo Seguinte

Luto em Época de Pandemia

Artigos Relacionados