Dr. Thomas Licker
Presidente ABRA
Muitas vezes, interpreta-se o tópico de CBRNE (acrónimo em inglês para designar Chemical, Biological, Radiological, Nuclear, and high yield Explosives – defesa em cenários Químicos, Biológicos, Radiológicos, Nucleares e materiais altamente Explosivos) como um grande equívoco, em que apenas o governo se encarrega de qualquer cenário de acidente ou catástrofe. Isto é apenas verdadeiro até um certo ponto, mas os governos recorrem maioritariamente a empresas privadas e especializadas para dar resposta a estes desastres.
Quando observamos os riscos associados a incidentes CBRNE, é imperativo que sejam abordados por profissionais qualificados, uma vez que estamos a falar de situações em que apenas indivíduos especializados nesta área conseguem oferecer as melhores orientações que reduzam os riscos de segurança para todos os trabalhadores envolvidos na resposta ao cenário, bem como na redução da carga de responsabilidades legais que se poderão originar durante um evento de catástrofe.
Porque é que a prestação de serviços de acreditação é tão importante? A palavra certificação tem um uso demasiado vulgar. Em qualquer área de especialização, conseguimos encontrar anúncios para obtenção de certificados que são feitos sem qualquer fundamento académico, técnico e, por vezes, são orientados por instrutores ou organizações sem experiência na área que pretendem certificar. Serão estes programas de certificados o suficiente para preparar, qualificar e atestar um aluno como profissional na sua área? Ou seja, que conhecimentos são certificados e comprovam a competência desse profissional?
Existem diferentes tipos de programas de certificação que separam um tipo de acreditação fiável de um outro que seja menos recomendável.
Para ler o artigo completo, subscreva a nossa Magazine – BioHazMag