Situação de Acumulação uma Abordagem Multidisciplinar.
Por Sra. Vanessa Tagliari e Sra. Adriana Schatz
Personals Organizers Certificadas
“A acumulação compulsiva ainda é um assunto pouco divulgado em Portugal. Embora se tenha conhecimento de novos casos de acúmulo excessivo quase diariamente, o tema raramente é discutido pela sociedade como um todo, sendo tratado como um tabu.
O comportamento acumulador pode estar presente em todas as populações, classes sociais e variar entre normal a patológico. Ocorre através do desenvolvimento inconsciente de acumular, amontoar, recolher e comprar além da vontade do sujeito. Resumidamente, este comportamento está caracterizado por:
- Dificuldade em se desfazer de seus pertences independente do seu valor real.
- Acumular variados objetos em diversos locais da casa.
- Medo excessivo de ficar sem os objetos.
- Dificuldade para organizar os seus pertences.
- Medo de deitar fora algo de que possa precisar no futuro.
As pessoas que acumulam criam ligações emocionais com os objetos e, por isso, sentem uma grande necessidade de os guardar. Essa perturbação é uma doença silenciosa que leva essas pessoas a tornarem-se mais isoladas, pois têm vergonha da sua situação. Como resultado, podem desenvolver outros problemas, como ansiedade e depressão.
Ainda não são conhecidas as causas exatas da perturbação de acumulação. Porém acredita-se que esteja relacionada com fatores genéticos, com o funcionamento cerebral e com traumas vivenciados pelo indivíduo.”
Para ler o artigo completo, subscreva a nossa Magazine – BioHazMag