Dra. Margarida Valente

Mestre em Saúde Pública

“Informação é crucial. Nunca vá para a batalha sem saber o que pode estar contra si.”

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Legionella é atualmente, ao nível da União Europeia, o agente patogénico aquático com maior impacto na saúde (WHO, 2017).

Trata-se de um género de bactérias Gram-negativas patogénicas responsáveis por uma doença grave conhecida como legionelose. Essas bactérias  são transmitidas por inalação sob a forma de aerossol. Existem duas formas de legionelose: a doença dos legionários, que causa sintomas semelhantes a pneumonia, e a febre de Pontiac, que causa sintomas semelhantes à gripe. A Legionella pode ser aerossolizada a partir de várias fontes de água no ambiente construído, incluindo chuveiros, torneiras, banheiras de hidromassagem/piscinas, torres de resfriamento, fontes ornamentais, etc. (PRUSSIN II et. al, 2017).

As bactérias do género Legionella estão amplamente distribuídas em ambientes aquáticos naturais, podendo também sobreviver em sistemas artificiais de água e proliferar a temperaturas entre 20°C e 45°C (Figura 1). Podem sobreviver e até crescer dentro de organismos eucarióticos maiores, particularmente amebas de vida livre.

Para ler o artigo completo, subscreva a nossa Magazine – BioHazMag

Total
0
Shares
Artigo Anterior

Matérias Perigosas o Exemplo dos B.V. Feira

Artigo Seguinte

Gestão de Resíduos Hospitalares Perigosos

Artigos Relacionados